A Ikea vai testar uma plataforma online em Madrid e Oslo, onde as pessoas podem vender os seus móveis Ikea usados a outras pessoas.
A notícia foi avançada pelo CEO da cadeia, Jesper Brodin, numa entrevista ao Financial Times.
A plataforma, Ikea Preowned, permite que os utilizadores façam upload dos seus produtos com imagens e, ao mesmo tempo, a base de dados da Ikea, alimentada por inteligência artificial (IA), vai acrescentar as suas próprias imagens e informações.
Contudo, para estas vendas em segunda mão, os compradores e os vendedores têm de combinar um local e uma hora para se encontrarem e entregarem os móveis.
Os vendedores têm a opção de receber o pagamento através de transferência bancária sem taxas adicionais ou de receber um cartão de oferta da Ikea com um acréscimo de 15% ao preço de compra do mobiliário, de acordo comas informações disponibilizadas pela Ikea Preowned. Não é possível devolver artigos danificados ou que não se encontrem nas condições esperadas, embora seja possível solicitar um reembolso, segundo o Ikea.
O teste do mercado decorrerá até dezembro, afirma Tolga Oncu, do Grupo Ingka, numa declaração ao The Verge. "Após dezembro, avaliaremos e decidiremos os próximos passos", frisou.
Leia Também: Sabe o que é o 'carding'? Eis como evitá-lo (e proteger o seu dinheiro)