Um militar morreu depois de o helicóptero em que seguia ter-se despenhado no Canal da Mancha, anunciou a Marinha Real esta quinta-feira.
"É com grande tristeza que temos de informar que um membro da Marinha Real morreu na sequência de um acidente de treino na noite passada", lê-se num comunicado citado pela Sky News.
O helicóptero Merlin MK4 caiu quarta-feira durante a realização de exercícios de voo noturnos com o porta-aviões HMS Queen Elizabeth, ao largo da costa sul de Inglaterra.
Segundo o que explicam os responsáveis, a situação está a ser investigada. A Marinha lamentou a situação, garantindo que todos os membros da família já foram informados.
O acidente aconteceu em Dorset, e não se registaram mais vítimas mortais ou feridos com gravidade.
— Royal Navy (@RoyalNavy) September 5, 2024
O primeiro-ministro, Keir Starmer, já reagiu ao acidente, lamentando a situação. "Os meus pensamentos estão com a família nesta altura", escreveu, numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Deeply saddened to hear of the tragic death of a member of the Royal Navy.
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) September 5, 2024
My thoughts are with the family and loved ones during this painful time.
I pay tribute to @HMSQNLZ ship’s company, particularly those involved in the search and rescue operation.
Já o secretário de Estado para a Defesa britânico, John Healey, referiu serem "notícias terríveis" durante uma visita a um navio de guerra da Marinha no porto de Portsmouth.
"Todos os meus pensamentos e os pensamentos de todos os membros da Marinha com quem estive hoje estão com a família, os amigos e os colegas próximos da pessoa que perdemos hoje", afirmou.
O Queen Elizabeth é um dos dois porta-aviões da Marinha britânica, juntamente com o HMS Prince of Wales. O Merlin MK4 é utilizado como helicóptero anfíbio de campo de batalha para enviar comandos da Marinha Real.
Leia Também: "Desvio de ave não teve relevância. Não há dúvida que foi falha mecânica"