Wall Street fecha com máximo do Dow Jones à espera da Reserva Federal

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje de forma contrastada, mas com um novo recorde do índice seletivo Dow Jones Industrial Average, quando se aproxima uma reunião de política monetária da Reserva Federal (Fred).

Notícia

© Lusa

Lusa
16/09/2024 23:05 ‧ 16/09/2024 por Lusa

Economia

bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones avançou 0,55% e o alargado S&P500 ganhou, ao passo que o tecnológico Nasdaq recuou 0,52%.

 

O anterior máximo do Dow Jones tinha sido estabelecido há pouco dias, em 30 de agosto.

"O mercado continua tormentoso", comentou Angelo Kourkafas, da Edward Jones, com os investidores já com a atenção na reunião do comité de política monetária da Fed [FOMC, na sigla em Inglês], que começa na terça-feira.

Ao contrário do que é habitual, operadores e economistas não têm uma visão clara sobre a decisão que o FOMC vai divulgar na quarta-feira, divididos entre um corte de um quarto de ponto e meio ponto percentual.

Entretanto, hoje, três senadores democratas - Elizabeth Warren, Sheldon Whitehouse e John Hickenlooper -- escreveram ao presidente da Fed, Jerome Powell, a solicitar um corte da taxa de juro de referência em 75 pontos-base [três quartos de ponto percentual].

Desde 2001, cortou meio ponto por cinco vezes e apenas uma vez eduziu a sua taxa de juro de referência em um curto de ponto.

Os operadores bolsistas atribuem uma probabilidade de 63% ao cenário de corte de meio ponto, o dobro do que se verificava há uma semana.

"O objetivo da inflação [dois por cento] está à vista" e, "se a economia arrefecer, não vai contrair", argumentam os analistas High Frequency Economics, que apostam em um corte de 25 pontos-base, contra os que esperam um corte de meio ponto percentual.

Mas Angelo Kourkafas entende que uma baixa da taxa de juro de referência em apenas 25 pontos-base poderia causar uma reação negativa a curto prazo, apesar de relativizar: "Enquanto a economia evitar a recessão, isso é bom para as ações".

Apesar deste clima volátil, os investidores mantiveram-se no mercado.

"Vimos rotações de investimentos", em particular para os títulos da economia tradicional, o que permitiu ao Dow Jones estabelecer um novo máximo.

Leia Também: Wall Street fecha em alta confortada com aterragem suave da economia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas