Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,04%, enquanto o alargado S&P500 avançou 0,03% e o tecnológico Nasdaq ganhou 0,20%.
A sessão foi volátil, com os principais índices a abrirem claramente no verde, antes de inverterem a tendência, para acabarem nas proximidades do encerramento da véspera.
A praça nova-iorquina susteve assim a respiração antes de conhecer a decisão da Fed.
Vários indicadores levaram economistas a antecipar um corte da taxa de juro de referência em apenas um quarto de ponto percentual.
As vendas do comércio retalhista nos EUA, em agosto, subiram 0,1%, quando se esperava uma baixa de 0,2%.
E a produção industrial, também em agosto, subiu 0,8% em termos mensais, no eu foi o seu ritmo mais rápido desde fevereiro e claramente acima dos 02% esperados.
"Este relatório não dá razões à Fed de baixar a sua taxa em meio ponto" percentual, reagiu a High Frequency Economics.
No mercado de futuros, contudo, a probabilidade de uma descida da taxa de juro em meio ponto percentual predomina, com 63%.
Mas, Jack Ablin, da Cresset Capital, vê na estabilização alcançada no final da sessão um sinal.
"Os investidores começam a rever as suas projeções. Penso que houve um excesso de otimismo sobre uma importante baixa da taxa", desde quarta-feira, o que pode limitar a reação dos investidores à decisão da Fed, na quarta-feira, na sua opinião.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em novembro sobe 1,31% para 73,70 dólares