Meteorologia

  • 25 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 24º

Grupo japonês JPP propõe compra da Inapa France por 25 milhões

O Japan Pulp and Paper (FPP) apresentou uma proposta para compra da Inapa France por 25 milhões de euros, que pode incluir Portugal, o Centro de Serviços Partilhados e marcas no perímetro da transação, anunciou hoje a Inapa.

Grupo japonês JPP propõe compra da Inapa France por 25 milhões
Notícias ao Minuto

25/09/24 10:33 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Economia Compra

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Inapa-Investimentos, Participações e Gestão (Inapa IPG) avança que, na sequência desta nova proposta -- recebida posteriormente à apresentação do relatório de insolvência -- o administrador da insolvência propôs que a assembleia de credores da próxima sexta-feira conceda um período de 30 dias para a negociação exclusiva com a JPP, "de forma a conformar os exatos termos da potencial transação".

 

Num aditamento ao relatório, o administrador propôs ainda que, verificadas as condições da proposta e assegurado o preço fixo de 25 milhões de euros pelo perímetro da transação, "seja assinado o contrato definitivo de compra e venda de participações sociais" e garantidos todos os atos necessários à execução do negócio.

Isto porque da análise desta proposta resulta um 'enterprise value' (valor da empresa) e um 'equity value' (valor patrimonial) superior às outras propostas recebidas para os mesmos ativos, sendo que a mesma "não contende com o perímetro da transação proposta pela Next Pack S.A.S., conforme descrita no relatório".

A proposta agora apresentada pelo grupo japonês prevê "a aquisição por uma sociedade do grupo JPP à Inapa IPG das ações representativas de 100% do capital social da sociedade de direito francês Inapa France, S.A.S. e, indiretamente, a aquisição de 100% do capital social da sociedade JJ LOOS, S.A.S.".

Caso o perímetro de aquisição seja insuficiente para a qualificação para a próxima etapa da potencial transação, "a JPP poderá considerar incluir Portugal, o Centro de Serviços Partilhados e marcas no perímetro da transação, sujeito à realização de uma 'due diligence' [diligência prévia] em termos satisfatórios".

A proposta financeira apresentada prevê o pagamento de um preço fixo para aquisição da Inapa France e da JJ LOOS pelo montante de 25 milhões de euros, com base num 'enterprise value' de 73,1 milhões de euros.

De acordo com o comunicado hoje divulgado, a assinatura e conclusão da transação está sujeita a determinadas condições, nomeadamente "ser a proposta da JPP selecionada no processo de venda de ativos na Alemanha para a fase final de negociações" e "ser assegurado o uso contínuo da infraestrutura e serviços de IT [tecnologias de informação] e das marcas registadas, aos preços, termos e nível de serviço atuais até a assinatura e após o fecho da transação".

Outra das condições é a concretização de uma "'due diligence' confirmatória satisfatória para a JPP, que, de acordo com a proposta, não deverá ter impacto no preço fixo proposto", assim como que não ocorra "nenhum efeito material adverso no desempenho do negócio até à conclusão".

Na passada sexta-feira, a Inapa tinha anunciado que, tendo como base o relatório do administrador da insolvência, tinham sido apresentadas várias propostas para a aquisição de partes do negócio, sendo que o administrador propunha aos credores a venda das participações na Inapa Packaging por 20 milhões de euros.

Segundo o comunicado então enviado à CMVM, no âmbito do processo competitivo iniciado junto de potenciais investidores na Inapa IPG e seus ativos, tinham sido recebidas quatro propostas de entidades distintas, para diferentes partes, "com especial destaque para os ativos localizados em Portugal e em França (com exceção de uma proposta recebida, condicional a uma capitalização pelos atuais acionistas de um montante 50.000.000,00 euros)".

"Não foi recebida nenhuma proposta pela globalidade dos ativos da Inapa IPG; não foi recebida qualquer proposta no que respeita às empresas do grupo localizadas na Alemanha, Espanha, Bélgica ou Turquia", detalhava.

Entre as propostas, foram destacadas duas "para a aquisição da Inapa France SAS e para a Inapa Packaging Lda., bem como manifestações de interesses, não formalizadas, para a potencial aquisição da Inapa Portugal, Distribuição de Papel, S.A".

Por outro lado, "existe interesse manifestado por diversos investidores em que seja assegurada a manutenção da atividade da sociedade Inapa Shared Center, Lda", acrescentava.

Ainda referida era uma oferta vinculativa da Next Pack "para a aquisição de 100% (cem por cento) do capital social da Inapa Packaging SAS (detida pela subsidiária da Inapa IGP Europackaging Investimentos, Participações e Gestão, Lda) e, consequentemente, a aquisição das suas participadas SEMAQ -- Societé D`Emballage et de Manutention D`Aquitaine e Embaltec SAS, por um preço fixo de EUR 20.000.000,00, sujeita a aprovação ou derrogação do efeito suspensivo pela Autoridade da Concorrência Francesa".

Em julho, a Inapa anunciou que iria pedir insolvência devido a uma "carência de tesouraria de curto prazo" da sua subsidiária Inapa Deutschland GmbH no montante de 12 milhões de euros, para a qual não foi encontrada solução.

O grupo Inapa foi fundado em 1965 e tem como principal acionista a empresa pública Parpública, com 44,89%.

[Notícia atualizada às 10h44]

 

Leia Também: Inapa Packagin. Administrador de insolvência propõe venda por 20 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório