AdC dá luz verde à alemã Siemens para comprar Adacap Portugal

A Autoridade da Concorrência não se opõe à operação de concentração decorrente da compra da Adacap Portugal pela Siemens Healthineers por esta não criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste, foi anunciado.

Notícia

© iStock

Lusa
04/10/2024 10:59 ‧ 04/10/2024 por Lusa

Economia

Siemens

Em 06 de setembro, a Siemens Healthineers notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da aquisição do controlo exclusivo sobre a Adacap Portugal, que fornece serviços de investigação e desenvolvimento para a Novartis.

 

A Siemens Healthineers é maioritariamente detida pela Siemens AG e "fornece soluções e serviços de saúde a nível mundial, divididos em quatro segmentos de negócios: imagiologia; diagnóstico; Varian; e terapias avançadas", segundo resume a AdC.

Já a Adacap Portugal é uma "empresa de direito nacional, parte integrante dos Ativos Adacap, que, no seu conjunto, fabricam e distribuem produtos de imagiologia/diagnóstico, mediante radioligandos, utilizados por hospitais para imagiologia por Tomografia por Emissão de Positrões (PET), graças à sua rede de ciclotrões".

Fornecem ainda serviços de radiomarcação através das suas radiofarmácias e certos serviços de investigação e desenvolvimento para a Novartis.

Neste processo, a "operação de concentração consiste na aquisição, pela Siemens Healthineers AG, do negócio europeu de fabrico de produtos de imagiologia mediante radioligandos do Grupo Novartis, compreendendo a aquisição de todas as ações de diversas sociedades detidas pela Advanced Accelerator Applications, SA (Adacap), incluindo, em Portugal, a sociedade Advanced Accelerator Applications Portugal Unipessoal Lda. (Adacap Portugal)", explica a AdC.

Leia Também: Alemã Siemens notifica Concorrência da compra da Adacap Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas