Empresas ferroviárias dizem que redução de taxa de uso é "importante"

A Associação Portuguesa de Empresas de Mercadorias -- Apef considerou hoje "importante" a decisão do Governo em limitar o aumento da taxa de uso ferroviária em 2,9%.

Notícia

© Global Imagens 

Lusa
04/10/2024 18:01 ‧ 04/10/2024 por Lusa

Economia

APEF

O Governo aprova hoje a limitação a 2,9% do aumento da Taxa de Utilização da Infraestrutura para comboios de mercadorias, em 2024, no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, de acordo com um documento a que a Lusa teve acesso.

 

A Apef registou "com muito agrado a decisão relativa à taxa de uso, considerando que se trata de uma medida relevante para corrigir a decisão do Governo anterior, que penalizava fortemente a competitividade da ferrovia face à rodovia".

"Com efeito, a redução do aumento [...], com efeitos retroativos a janeiro de 2024, constitui uma medida importante, indo assim ao encontro dos objetivos de transferência modal do transporte de mercadorias para o caminho-de-ferro, em conformidade com os objetivos da Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da Comissão e do Pacto Ecológico Europeu", adiantou, destacando a medida "vai no sentido certo, depois de anos de estagnação e de retrocessos no setor ferroviário nacional de mercadorias".

Para a organização, "estas medidas constituem um forte apoio à descarbonização da economia, uma vez que reduzem a enorme discriminação que o setor do transporte ferroviário vinha sentindo por parte dos poderes públicos, em relação à rodovia, que beneficiou, de novo, com mais portagens a serem abolidas, enquanto as portagens ferroviárias subiam 22%".

Miguel Rebelo de Sousa, diretor executivo da associação, disse, citado no mesmo comunicado, que este pacote de medidas "parece marcar a diferença pelo facto de este Governo estar a tomar medidas efetivas e concretas que permitam aumentar a competitividade da ferrovia".

Leia Também: Atropelamento ferroviário mortal corta Linha do Minho em Valença

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas