Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

Mau tempo. Mais de 300 mil clientes sem energia, sobretudo no Norte

Mais de 300 mil clientes estavam às 09h30 de hoje sem energia devido ao mau tempo que está a afetar sobretudo o norte de Portugal continental devido à passagem da tempestade Kirk, informou a E-Redes.

Mau tempo. Mais de 300 mil clientes sem energia, sobretudo no Norte
Notícias ao Minuto

10:37 - 09/10/24 por Lusa

Economia Mau tempo

Numa informação enviada, em resposta, à agência Lusa, a empresa do grupo EDP indicou que cerca das 05h00 de hoje, os efeitos da tempestade começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, afetando com maior severidade os distritos de Viana, Braga, Porto e Aveiro e um impacto mais moderado nos distritos de Viseu e Vila Real.

 

"Ainda estamos com muitos disparos na rede elétrica e nesta altura não conseguimos prever quando ocorrerá a reposição integral, algo que acompanharemos e informaremos melhor ao longo dia", refere a empresa, adiantando estar mobilizados no terreno 800 operacionais.

A empresa indica que às 07h30 estavam sem energia cerca de 250 mil clientes, às 08h30, cerca de 400 mil clientes e às 09h30, 314 mil clientes.

A E-Redes diz ter acionado o Plano Operacional de Atuação em Crise às 21h00 de terça-feira, ativando o dispositivo operacional dedicado ao estado de alerta em vigor, em estreita articulação com a proteção civil e demais autoridades.

A E-Redes é a empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, em baixa, média e alta tensão.

Por causa do mau tempo, sobretudo o vento forte, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de hoje 1.329 ocorrências, a grande maioria quedas de árvores.

"A região norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento", adiantou.

De acordo com José Miranda, o mau tempo não provocou danos em habitações, mas sim em viaturas e estava a afetar às 10h00 a Linha do Minho, em Barcelos, que se encontrava interrompida devido à queda de árvores.

Leia Também: Mais de 1.300 ocorrências provocadas pelo vento forte, até às 09h00

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório