Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,96%, o tecnológico Nasdsq recuou 1,60% e o alargado S&P500 baixou 0,92%.
No mercado obrigacionista, o rendimento dos títulos de dívida pública federal a 10 anos subiu até aos 4,25%, o seu máximo desde o fim de julho, para fechar nos 4,23%.
Esta subida decore em parte do discurso de firmeza de vários dirigentes do banco central dos EUA, bem como à boa saúde da economia norte-americana.
"Os relatórios sobre a economia são tais que os investidores estão a perder confiança em que vão ocorrer mais reduções agressivas da taxa de juro" de referência da Reserva Federal (Fed), comentou Steve Sosnick, da Interactive Brokers.
A Fed tinha cortado em setembro esta taxa em meio ponto percentual, sendo antecipadas duas novas descidas, de um quarto de ponto, até ao final do ano.
A aproximação da eleição presidencial de 05 de novembro e as incertezas que a envolvem também fazem subir os rendimentos das obrigações.
"No plano orçamental, os dois candidatos falam de propostas que não são favoráveis ao orçamento, o que causa algum nervosismo" entre os investidores, sublinhou Sosnick.
Os investidores estiveram ainda com alguma atenção ao designado Livro Bege, um relatório económico mensal dos bancos regionais integrantes da Fed.
Segundo este inquérito, realizado no final de setembro, a aproximação da eleição colocou parte da atividade económicas em suspenso, com consumidores e empresas a preferirem esperar pelo resultado antes de tomarem decisões.
Leia Também: Wall Street segue em baixa atenta a nova vaga de resultados trimestrais