Num comunicado, o Banco Montepio refere que a decisão da agência de notação financeira Morningstar DBRS representa a terceira subida consecutiva do 'rating' do Banco Montepio desde março de 2023, num total de quatro níveis, e sublinha que a perspetiva de todos os 'ratings' do banco passou para positiva (Trend Positive).
Assim, na sequência das alterações, o 'rating' dos depósitos (Long-Term Deposits) subiu para BBB (low), passando-o a categoria de investimento (investment grade) e o 'rating' de longo prazo do emitente (Long-Term Issuer Rating) subiu para BB (high), refere o Montepio no comunicado.
O 'rating' da dívida sénior não garantida (Long-Term Senior Debt) subiu para BB (high) e o da dívida subordinada (Subordinated Debt) melhorou para BB (low).
"Segundo a Morningstar DBRS, esta nova subida de 'rating' está suportada na melhoria sustentada do perfil de risco, da capitalização e da rendibilidade do Banco Montepio", afirma o Montepio, precisando que "a agência destaca a redução significativa do 'stock' de ativos não produtivos e o reforço da posição de capital alcançado através de geração orgânica".
Em relação à melhoria da tendência (Trend Positive) dos 'ratings', a Morningstar DBRS considera que esta reflete as expectativas de que o Banco Montepio manterá sólidas reservas de capital e de liquidez, e está bem posicionado para fazer face aos riscos relacionados com a qualidade dos ativos.
"Num contexto em que o intervalo de avaliação intrínseca (Intrinsic Assessment Range, IAR) já se encontra em categoria de investimento (investment grade) e em que as notações atuais beneficiam de uma tendência positiva (Trend Positive), a agência considera que a manutenção da qualidade dos ativos e a melhoria da rendibilidade ao longo do tempo poderão originar um novo impulso positivo que resulte em novas subidas das notações, alcançando dessa forma o grau de investimento", afirma o Montepio.
Leia Também: DBRS sobe 'rating' do BCP para BBB (alto) com tendência estável