Exportações de viagens e turismo sobem 8,9% e importações 6,9% em setembro

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 8,9% e 6,9%, respetivamente, em setembro, em termos homólogos, retomando o abrandamento registado até junho, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Notícia

© iStock

Lusa
30/10/2024 14:07 ‧ 30/10/2024 por Lusa

Economia

Banco de Portugal

"Em setembro de 2024, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 8,9% face a setembro de 2023 (após uma variação de 4,3% em agosto) e um crescimento das importações de 6,9% (após uma variação de 8,4% em agosto)", refere o banco central.

 

Registou-se, assim, uma aceleração nas exportações de viagens em turismo em setembro, mas uma desaceleração nas importações.

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o banco central, "esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat".

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 29 de novembro.

Em 18 de outubro, dados do Banco de Portugal, deram conta que de janeiro a agosto as receitas turísticas, ou seja, as despesas dos turistas estrangeiros no âmbito de uma viagem ou estadia em Portugal, já totalizam 19,1 mil milhões de euros, o que compara com 17,5 mil milhões registados no período homólogo.

Leia Também: Mais de 70% prefere reservar bilhetes de avião online ou em aplicações

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas