À semelhança do que fez a Fundação Amancio Ortega, do dono da Zara, também a Mercadona vai ajudar aqueles que foram afetados pela DANA em Espanha, especificamente os colaboradores, com uma doação de 40 milhões de euros.
A empresa de supermercados, de origem valenciana, tem apoiado os habitantes, autoridades e colaboradores da região desde o início da catástrofe com a doação de alimentos e, agora, "decidiu fazer uma doação de 40 milhões de euros para ajudar todos os seus colaboradores afetados pela DANA, para que não tenham de começar a reconstruir as suas vidas do zero", segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Estas ajudas terão um valor fixo para a casa e veículo habitual. Por exemplo, no caso da perda total da casa, a Mercadona vai dar 50 mil euros. No caso do carro, a empresa dará 15 mil euros. Em caso de perda parcial da casa (tudo ou parte do mobiliário), a empresa disponibilizará um montante de 25 mil euros. O montante será de 5.000 euros no caso de pequenos pertences. A quem tenha um mota (de qualquer tipo), serão disponibilizados 5.000 euros e 500 euros para trotinetes e bicicletas.
A Mercadona revela ainda que "todos se encontram bem" na equipa e que "a empresa ativou 1.000 voluntários, colaboradores de outros departamentos", "para ajudarem nas tarefas de manutenção e limpeza das lojas, com o objetivo de poder abrir o mais rapidamente possível e prestar um serviço aos vizinhos dos seus supermercados".
Desde o início da catástrofe, a empresa já doou "mais de 300 toneladas" de bens de primeira necessidade e, em colaboração com os seus fornecedores, tem vindo a abastecer o programa 'Cozinha Solidária', de Ricard Camarena, "com produtos frescos e alimentos enlatados, onde se tem estado a preparar 10.000 refeições quentes por dia nas instalações do fornecedor Frescos Delisano e 4.500 refeições por dia no seu restaurante".
A empresa colocou ainda à disposição duas lojas "a partir das quais foram canalizadas as doações, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para ajudar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados" na província de Valência.
Em termos de colaboração com as autoridades, a empresa colocou à disposição da Conselleria de Servicios Sociales assessoria e apoio logístico, bem como um armazém para canalizar as doações. Além disso, cedeu o espaço de L'Alquería del Basket (escola de basquetebol do clube Valencia Basket) às unidades do exército que estiveram destacadas na zona como base de operações e de ceder veículos de transporte para a distribuição das ajudas.
Recorde-se que, na semana passada, a Fundação Amancio Ortega já tinha anunciado a criação de um fundo de 100 milhões de euros para ajudar as vítimas da tempestade DANA em Espanha.
Leia Também: Cheias. Encontrado corpo de um dos principais fornecedores da Mercadona