Assim, a instituição anunciou que concluiu a "aquisição das atividades de crédito sobre penhor do Banco Invest em Portugal, sob a marca Crédito Económico Popular (CEP)".
"Esta operação foi concretizada após a obtenção das autorizações do Banco de Portugal e do Banco de Itália, e envolve a criação de uma nova entidade local - Pignus - Crédito Económico Popular -- e representa um investimento estratégico" de 11,5 milhões de euros, que "dá continuidade ao plano de expansão da empresa em mercados internacionais de elevado potencial".
De acordo com a mesma nota, a Kruso Kapital, através da Pignus - Crédito Económico Popular, quer "dar continuidade ao sucesso das operações de crédito sobre penhor do Banco Invest".
A CEP funciona com "uma gestão local e independente, uma equipa de 44 colaboradores (contra 40 na unidade de negócio original) e uma rede de 16 agências do Crédito Económico Popular em todo o país, incluindo quatro em Lisboa e duas no Porto", referiu.
A entidade revelou que "a empresa possui créditos sobre penhor no montante aproximado de 16 milhões de euros, quase totalmente garantidos por ouro, cerca de 15.000 contratos ativos e uma base de clientes superior a 32.000 pessoas".
A Kruso Kapital pretende "revitalizar um dos instrumentos financeiros mais antigos do mundo", indicando que o crédito sobre penhor é um "setor de elevado potencial", que oferece uma "solução de crédito democrática e acessível, ideal para consumidores que procurem liquidez imediata através de ativos, principalmente ouro, como garantia".
A empresa está cotada no Euronext Growth da bolsa italiana e "tem vindo a consolidar a sua presença internacional com recentes aquisições em Portugal e na Grécia, com o objetivo de revitalizar e impulsionar um setor de elevado potencial, cuja atividade remonta à Idade Média".
"O negócio do crédito sobre penhor em Portugal tem um forte potencial de crescimento e estamos confiantes que a identidade única do Crédito Económico Popular, impulsionada pela gestão portuguesa e pela nossa experiência noutros mercados europeus, onde desenvolvemos uma oferta distinta e pioneira, nos permitirão ampliar ainda mais o negócio e reforçar a oferta de crédito sobre penhor no país", disse Giuseppe Gentile, diretor geral da Kruso Kapital, citado na mesma nota.
Leia Também: Joe Biden inicia hoje visita a Angola com investimentos em carteira