A Casa da Moeda apresentou, esta sexta-feira, uma medalha comemorativa do centenário do nascimento de Mário Soares. Pela mão do arquiteto Álvaro Siza, a peça de coleção está limitada a 500 unidades e tem um custo de 90 euros.
“A Casa da Moeda orgulha-se de apresentar a medalha comemorativa do centenário do nascimento de Mário Soares, uma criação exclusiva do arquiteto Álvaro Siza”, apontou a entidade, em comunicado.
De bronze platinado e com 80 mm de diâmetro, a medalha é “uma verdadeira peça de coleção”, assinalou.
“Foi uma honra ser convidado para desenhar a medalha dedicada a Mário Soares. Tentei que o retrato ficasse parecido fisicamente e temperamentalmente. O desenho das mãos procura referir a energia e a firmeza que sempre esteve presente ao longo da sua vida”, esclareceu o arquiteto.
A Casa da Moeda apontou ainda que “cada medalha é acompanhada por um certificado oficial da INCM, que atesta a autenticidade, o design exclusivo de Álvaro Siza e a qualidade do bronze platinado, que valoriza ainda mais esta peça de coleção única”.
Recorde-se que os 100 anos do nascimento de Mário Soares, figura central da democracia portuguesa e antigo Presidente da República, assinalam-se no sábado, efeméride que será comemorada com um vasto programa de iniciativas até dezembro de 2025.
Mário Soares, que morreu aos 92 anos, em janeiro de 2017, desempenhou os mais altos cargos no país. A sua vida confunde-se com a própria história contemporânea portuguesa, tendo sido fundador e primeiro líder do Partido Socialista (PS), após combater o regime do Estado Novo.
A Assembleia da República evoca hoje a figura do histórico dirigente socialista, no mesmo modelo da sessão que assinalou o 25 de Novembro de 1975, com honras militares e encerrada pelo Presidente da República.
Leia Também: Centenário de Mário Soares assinala-se com vasto programa de iniciativas