"A Comissão Interministerial do Portugal 2030 aprovou a atualização do Plano Anual de Avisos do Portugal 2030", indicou a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), em comunicado.
De acordo com a mesma nota, o Plano Anual de Avisos do Portugal 2030 e do FAMI, com a previsão dos avisos a publicar entre janeiro e dezembro de 2025, "permite aos cidadãos e empresas conhecer quais os próximos avisos a serem lançados, de modo a ser possível melhor planear atividades e investimentos, reforçando a previsibilidade para as diferentes operações e projetos".
O plano prevê "a publicação de 282 avisos de concurso com uma dotação de fundo associada de 3.050.406.077 euros, distribuídos pelas várias regiões do país e pelos diversos objetivos de política do Portugal 2030, nas áreas sociais, da economia, do ambiente, do mar e do território", lê-se na mesma nota.
Segundo a AD&C pretende-se com estes investimentos "promover a investigação e inovação, a competitividade e internacionalização das empresas, bem como o empreendedorismo e a inclusão social".
Os dados da agência mostram que a dotação mais elevada vai para o Compete 2030, com 935 milhões de euros e 25 avisos, seguido do Pessoas 2030, com quase 865 milhões de euros e 34 avisos.
O restante é dividido por vários programas e regiões, sendo que o FAMI será contemplado com cerca de 9,5 milhões de euros e cinco avisos.
"O Plano Anual de Avisos é atualizado todos os quadrimestres, sendo, em cada um, publicada uma versão atualizada do plano para os 12 meses subsequentes, com maior detalhe de informação para o 1.º quadrimestre de cada atualização", lembrou a agência.
Leia Também: Portugal 2030 com 915 milhões de euros executados até outubro