Este é o nível mais baixo do IPC desde o verão de 2023 e marca o sexto mês consecutivo de declínio. A título de comparação, a inflação homóloga em novembro foi de 47,1% e em junho passado atingiu 71,6%.
O instituto estatal salientou que a educação foi o setor com o maior aumento homólogo, que atingiu 91,6%, enquanto os transportes apresentaram o menor aumento, com 25,8%.
Por outro lado, o Grupo de Investigação da Inflação, constituído por académicos e economistas independentes, estimou a inflação de dezembro em 83,4% em termos homólogos, muito acima dos números oficiais.
O ministro das Finanças turco, Mehmet Simsek, referiu que a inflação em cadeia de dezembro foi a mais baixa dos últimos 19 meses, já que foi de 1%.
"A inflação homóloga caiu para 44,4% e esperamos que se mantenha em linha com o nosso objetivo para 2025", afirmou numa mensagem nas redes sociais.
Simsek acrescentou que o Governo está empenhado em resolver as dificuldades económicas dos cidadãos e garantiu que foram aplicadas políticas firmes para reduzir os preços.
Em 26 de dezembro, o banco central turco baixou as taxas de juro pela primeira vez em dois anos, passando-as de 50% para 47,5%.
Desde 2023, o banco central turco aumentou o preço do dinheiro para combater a inflação e manteve as taxas diretoras em 50% desde março de 2024 até ao corte das mesmas em dezembro passado.
Leia Também: Turquia apela à Europa para repatriar cidadãos presos por 'jihadismo'