"A atribuição do rating AAA com perspetiva de evolução Estável ao Afreximbank reconhece o banco como uma das principais instituições financeiras multilaterais no continente; o Afreximbank é a primeira instituição multilateral financeira africana a receber um rating AAA da Chengxin", lê-se num comunicado do Afreximbank enviado à Lusa.
O Afreximbank salienta que a Chengxin levou em conta, na atribuição do 'rating', o "muito elevado posicionamento estratégico, o sistema salutar de gestão do risco, a agilidade na adaptação à geração de negócio, a rentabilidade muito forte e a prudente gestão de liquidez, sustentada num muito elevado rácio de cobertura dos ativos atuais face às dívidas de curto prazo".
A agência de notação financeira "reconhece a relevância estratégica do Afreximbank para o continente africano e a sua capacidade de executar os seus objetivos estratégicos e o seu mandato e de satisfazer as necessidades dos Estados membros em diferentes fases de desenvolvimento, mesmo durante os períodos mais difíceis", acrescenta-se ainda no texto citabdo a nota dos analistas.
Para o vice-presidente executivo sénior do Afreximbank, Denys Denya, esta avaliação representa um apoio ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.
"O rating representa o mais forte apoio que o Banco recebeu de qualquer agência de notação de crédito, tornando-se uma das primeiras instituições financeiras multilaterais africanas a alcançar um 'rating' de topo no mercado chinês, especialmente com base no seu perfil de crédito autónomo", afirmou.
"Trata-se, mais uma vez, de um testemunho da relevância sistémica do Banco para o continente africano; do cumprimento do seu mandato para o desenvolvimento; das práticas prudentes de gestão do risco, que culminaram numa notação que nos proporciona novas oportunidades de angariar capital a preços competitivos na China e de diversificar as parcerias de financiamento", concluiu o dirigente do Afreximbank.
O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral pan-africana detida pelos países da região, com o objetivo de financiar e promover o comércio dentro de África, mas também as exportações dos países africanos.
Leia Também: Papa nomeia novo bispo na China e muda diocese após renovar acordo