A semana arranca com melhores notícias para os condutores em solo nacional, já que está previsto um alívio do preço dos combustíveis. A descida do preço deverá verificar-se tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.
As previsões, recorde-se, apontam para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina e de três cêntimos no caso do gasóleo, segundo fontes do setor consultados pela Automóvel Club de Portugal (ACP).
Caso se confirmem estas previsões, o preço médio do gasóleo simples deverá descer para os 1,635 euros por litro enquanto o da gasolina simples 95 deverá ficar nos 1,759 euros por litro.
Onde é que os combustíveis custam menos?
De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estes são os postos de abastecimento mais económicos:
Os cinco postos de abastecimento mais baratos© DGEG
Vale recordar que, na sexta-feira, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, defendeu que o preço dos combustíveis não pode ser usado para "um combate político", uma vez que é um tema que exige "ponderação".
"Não devemos usar este tema para um combate político porque não podemos tomar decisões políticas públicas com base naquilo que é a subida numa semana, que sabemos que nas duas ou três semanas seguintes pode ser revertida", atirou o governante, à margem do evento Leader's Agenda 2025, promovido pelo ISEG Alumni Económicas, em que participa hoje, em Lisboa.
"As decisões devem ser ponderadas e não devemos ir a correr atrás daquilo que são aumentos numa semana", disse ainda Miranda Sarmento sobre os combustíveis.
Leia Também: A dívida pública e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia