A Amazon e a Iberdrola anunciaram, esta segunda-feira, que expandiram a parceria já existente entre as duas empresas, com um "acordo histórico" que inclui o primeiro PPA (contratos de aquisição de energia) em Portugal de 219 MW, a ser implementado no Complexo Eólico do Tâmega.
Em comunicado enviado às redações, as empresas explicam que este será o maior do país.
"O investimento de 350 milhões de euros vai criar 700 postos de trabalho durante a construção e abastecerá 128.000 casas portuguesas", pode ler-se na mesma nota.
É ainda referido que "o acordo integra uma expansão mais ampla que inclui projetos em Espanha, totalizando 476 MW de nova capacidade renovável na Península Ibérica".
"A Amazon já contratou mais de 66.000 GWh de energia renovável à Iberdrola globalmente, reforçando seu compromisso de zero emissões até 2040", pode ler-se.
E mais: "A parceria estende-se à tecnologia, com a Iberdrola a selecionar a AWS como fornecedor preferencial para cloud e inteligência artificial, usando estas tecnologias para otimizar operações dos parques eólicos e melhorar a eficiência das redes de distribuição".
Leia Também: Margem de refinação da Galp cai 15% no 4.º trimestre de 2024