Às 17h50 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0373 dólares, quando na segunda-feira ao fim da tarde negociava a 1,0278 dólares.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,0335 dólares.
O líder norte-americano, Donald Trump, assinou no sábado uma ordem executiva para a aplicação de taxas aduaneiras de 25% a produtos provenientes do Canadá e do México e taxas adicionais de 10% aos da China.
Na segunda-feira, Washington adiou por um mês as taxas para México e Canadá, mas manteve as tarifas destinadas a importações da China, que já anunciou medidas de retaliação.
A China vai investigar o grupo tecnológico norte-americano Google por alegada violação das leis 'antitrust' (práticas de monopólio) chinesas.
Pequim anunciou também a aplicação de taxas de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito e de 10% sobre o petróleo e o equipamento agrícola provenientes dos Estados Unidos.
Divisas..............hoje...........segunda-feira
Euro/dólar...........1,0373................1,0278
Euro/libra...........0,83137..............0,82945
Euro/iene............160,09................158,91
Dólar/iene...........154,34................154,61
Leia Também: Estado vai ressarcir a Lusa caso faça descontos aos media nacionais