Estado tem "milhares" de hectares e quer usá-los para criar competividade

O responsável pela pasta da Agricultura explicou que o Governo queria usar terrenos que pertenciam ao Estado para criar "competitividade, coesão territorial, para não deixarmos, como se diz no meu Minho, 'terrenos de velho'".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/02/2025 19:33 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Agricultura

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, recorreu à rede social X (antigo Twitter) para fazer alguns apontamentos sobre a visita que realizou esta semana a Santarém.

 

Na visita à região o ministro - acompanhado por outros responsáveis - foi até à Estação Nacional Zootécnica da Fonte Boa, uma "estação  experimental com 500 hectares que é referência para a valorização dos sistemas de produção agropecuária e agroalimentar, em especial na Produção Animal sustentável, através do aumento da eficiência biológica, resiliência e qualidade dos produtos".

No X, o ministro apontou que o país tem "milhares de hectares de terreno que pertencem ao Estado e que não são devidamente utilizados e rentabilizados".

"Queremos utilizá-los para criar competitividade, coesão territorial, para não deixarmos, como se diz no meu Minho, 'terrenos de velho'. Avançamos, por isso, com um projeto de criação de um Centro Interpretativo de Raças Autóctones, onde teremos exemplares das nossas raças", afirmou, dando conta de que este vai ser um espaço que o Executivo quer ver "renovado e atrativo para dar a conhecer o que de melhor Portugal tem e para contarmos com a visita de jovens para darem ainda mais propósito a este projeto ambicioso".

Ainda durante esta visita foi assinado um protocolo para "reforçar e revitalizar este espaço com a criação de um Centro de Investigação e de Cirurgia Avançada que será pioneiro em Portugal e à escala internacional".

"Com equipamento de ponta, estaremos no bom caminho para esse desenvolvimento!", escreveu ainda, apontando que Portugal não pode perder fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, e que é preciso "acelerar e maximizar os recursos que temos, não só cuidar, como potenciar, de uma ambição que temos de concretizar".

Leia Também: Estudo sobre situação do javali vai ser atualizado, garante ICNF

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas