No final de janeiro de 2025, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 192,6 mil milhões de euros, menos 117 milhões de euros do que em dezembro, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira.
"Esta variação resultou da diminuição de 153 milhões de euros das responsabilidades à vista (constituídas quase na íntegra pelos depósitos à ordem), compensada pelo aumento de 35 milhões de euros dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso)", pode ler-se no comunicado do BdP.
Em comparação com janeiro de 2024, o stock de depósitos de particulares cresceu 6,8% (7,3% em dezembro).
"Janeiro é o terceiro mês consecutivo em que se observa uma desaceleração no crescimento destes depósitos", conclui o supervisor da banca.
Já o stock de depósitos das empresas nos bancos residentes totalizava, no final de janeiro, 68,4 mil milhões de euros, menos 1023 milhões de euros do que em dezembro de 2024. Relativamente ao mês homólogo, o crescimento foi de 8,7%, a variação anual mais elevada desde janeiro de 2023.
Leia Também: Empréstimos para comprar casa mantêm aceleração. Subiram 4,1% em janeiro