Finanças 'entupidas'? Pedidos de NIF triplicam. "É um grande negócio"

Só em 2023 foram emitidos 3.170 números de contribuinte por dia. 

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/02/2025 08:35 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Economia

AT

Os pedidos de número de identificação fiscal (NIF) triplicam e estão a 'entupir' as repartições de finanças. Só em 2023 foram emitidos 3.170 números de contribuinte por dia

 

A notícia, refira-se, é avançada pelo Expresso, que dá conta que os estrangeiros representam dois terços dos novos pedidos e a maioria dos não residentes nomeia representantes fiscais. 

O Notícias ao Minuto está a tentar contactar fonte oficial do Ministério das Finanças para saber quantos NIF foram já emitidos este ano e em 2024. 

Contudo, o Expresso conta que em 2023 as Finanças emitiram 793.342 números de contribuinte, três vezes mais do que 10 anos antes. Foram 66 mil NIF por mês, 3.170 por dia útil, nota o mesmo jornal, citando dados cedidos pela tutela. 

"Há solicitadores, advogados, contabilistas que se apropriam dos agendamentos. São representantes fiscais de dezenas de pessoas, é um grande negócio que se arrasta há anos", disse o delegado sindical Jorge Almeida ao mesmo jornal.

Segundo o Expresso, embora na maior parte dos casos a lei não exija que os cidadãos nomeiem representantes fiscais, o aumento da imigração e de pedidos de não residentes fez disparar o número de mandatários. Em 2023, houve 96.311 representantes fiscais a intermediar os pedidos de NIF, mais do triplo do que há 10 anos.

Estes pedidos, refira-se, refletem o ciclo da natalidade, já que cerca de 100 mil são de residentes nacionais. Porém, a esmagadora maioria foi de portugueses não residentes e estrangeiros residentes ou não residentes que na generalidade acabam por fixar cá a sua morada. Em 2014 os estrangeiros pediam 35% dos NIF nas Finanças, mas agora representam 65% dos pedidos anuais.

Leia Também: Antigo edifício das Finanças de Alvaiázere vai ter serviços municipais


 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas