Vendas a retalho sobem 1,6% em janeiro e Portugal tem 3.º maior aumento

As vendas a retalho aumentaram 1,5% na zona euro e 1,6% na União Europeia em janeiro, face ao mês homólogo, com Portugal a registar a terceira maior subida entre os Estados-membros, divulga hoje o Eurostat.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/03/2025 10:08 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Eurostat

De acordo com o serviço estatístico europeu, face a dezembro de 2024, o índice de vendas a retalho corrigido do calendário diminuiu 0,3% na área do euro e 0,2% no conjunto dos 27 Estados-membros.

 

Os maiores aumentos homólogos no volume total do comércio a retalho foram registados, em janeiro, no Luxemburgo (11,4%), na Bulgária (8,1%) e em Portugal (5,3%). Registaram-se decréscimos na Finlândia (-0,4%), na Bélgica e em Itália (ambos -0,3%).

Na variação em cadeia, as maiores descidas no volume total do comércio retalhista foram registadas na Eslováquia (-9,0%), na Lituânia (-4,8%) e em Chipre (-2,2%), tendo as maiores subidas sido observadas na Eslovénia (2,3%), na Hungria (2,2%) e nos Países Baixos (1,6%).

Em Portugal, o indicador avançou 0,1% face a dezembro de 2024.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas