Brisa notifica Concorrência da compra da Via Verde

A Brisa notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra dos 25% que o grupo Ascendi detém na Via Verde, tendo em vista deter a totalidade do capital da empresa.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
20/03/2025 15:52 ‧ há 1 semanas por Lusa

Economia

Brisa

"A operação de concentração consiste na aquisição pela Brisa -- Auto Estradas de Portugal, S.A. ("Brisa") do controlo exclusivo da Via Verde Portugal -- Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança, S.A. ("Via Verde")", segundo conta na ficha do processo publicada hoje no 'site' do regulador da Concorrência.

 

Na terça-feira, a Brisa tinha anunciado, em comunicado, que tinha chegado a acordo com o grupo Ascendi para a compra dos 25% que detém na Via Verde, passando a deter a totalidade do capital social da empresa, sublinhando que a operação está sujeita à aprovação da AdC e do Banco de Portugal.

A Brisa já tinha comprado a participação da SIBS na sociedade, em 2021, ficando-lhe apenas a faltar a posição da Ascendi para controlar a Via Verde na totalidade.

O capital da Ascendi é controlado pela Ardian, uma sociedade independente de investimento privado sediada em França e que gere ativos na Europa, América do Norte e Ásia, lembrou a Brisa.

No aviso hoje publicado, a AdC dá conta de que a notificação foi recebida em 13 de janeiro e que "as observações" devem ser remetidas ao regulador", no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do presente aviso.

Leia Também: Brisa compra 25% da Ascendi na Via Verde e fica com 100% da sociedade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas