Teixeira Duarte reestrutura dívida de 654,4 milhões junto da banca

O grupo Teixeira Duarte refinanciou 654,4 milhões de euros de dívida bancária junto do BCP, CGD e Novo Banco, com alongamento da respetiva maturidade e redução do custo de financiamento.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
28/03/2025 11:18 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

grupo

 

 

De acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operação - realizada através da subsidiária EI01--Empresa de Serviços Intragrupo, dedicada à gestão de créditos e que concentrava a totalidade da dívida do grupo aos três bancos -- incluiu dois novos contratos de financiamento num montante global de 654,4 milhões de euros e uma nova linha de garantias bancárias de montante máximo de 190 milhões de euros.

"Os termos dos novos financiamentos, designadamente as respetivas remunerações e maturidades, promovem a estabilidade financeira e o desenvolvimento sustentado das atividades do grupo Teixeira Duarte", refere a construtora.

Segundo o jornal Eco, este refinanciamento foi realizado ao abrigo do Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas (RERE).

Nos termos do acordo celebrado com os bancos, uma das tranches dos novos contratos de financiamento, no montante de 78,3 milhões de euros, será integralmente amortizada mediante a entrega de ações de cinco sociedades de investimento coletivo imobiliárias a serem constituídas através da transformação de cinco sociedades imobiliárias do grupo Teixeira Duarte, uma transação a concretizar ainda este ano.

Na sequência desta amortização, a dívida bruta do grupo Teixeira Duarte aos bancos será reduzida de 654,4 para 576,1 milhões de euros.

O acordo prevê ainda que, após a amortização desta tranche de 78,3 milhões de euros, a dívida nominal remanescente aos bancos "passará a ser apresentada como passivo não corrente um montante de 541,1 milhões de euros", tendo sido estabelecido "um novo plano de reembolso que prevê um alongamento da respetiva maturidade e uma otimização do seu custo de financiamento".

"De acordo com as expectativas de evolução futura dos negócios do grupo Teixeira Duarte, os termos e condições estabelecidos no acordo irão permitir o reembolso integral dos montantes de capital em dívida", remata a empresa.

Leia Também: Taxas Euribor descem em todos os prazos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas