O número de declarações de IRS submetidas pelo portal das Finanças já ultrapassa um milhão e meio, ao final do 10.º dia da campanha de entrega da declaração de rendimentos de 2024.
De acordo com os dados disponíveis no Portal das Finanças até às 01:32 horas desta sexta-feira, dia 11 de abril, tinham sido entregues 1.530.174 declarações, a maior parte das quais (1.199.599) de contribuintes que no ano passado tiveram apenas rendimentos de trabalho dependentes ou de pensões.
As restantes 330.575 declarações dizem respeito a pessoas que auferiram outras tipologias de rendimentos, como de rendas ou de trabalho independente.
Estes números incluem as que já tinham sido submetidas desde o início do ano e que dizem respeito a declarações de substituição ou a primeiras entregas de rendimentos de anos anteriores - não integrando, por isso, a atual campanha de IRS.
No ano passado, até à primeira semana de agosto, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou cerca de seis milhões de declarações de IRS (relativas a rendimentos de 2023), uma subida de 1,1% em termos homólogos.
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina em 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Leia Também: É assim que 'obriga' o Estado a ajudar uma instituição (sem pagar nada)