Numa altura em que os reembolsos do IRS estão a ser inferiores aos valores dos anos anteriores, o Governo continua a explicar, através das redes sociais, o motivo pelo qual o "acerto do IRS" este ano pode variar. Desta vez, dá exemplos para os pensionistas.
Isto, refira-se, em plena campanha eleitoral e numa altura em que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, defende que a ausência ou redução de reembolso de IRS é "por uma boa razão", defendendo retenções do imposto mais próximas daquilo que vier a ser cobrado.
"Há portugueses e portuguesas que têm hoje uma realidade que não é a melhor, é verdade. O reembolso não é exatamente o mesmo que era antes, mas é preciso que nós digamos com seriedade que é por uma boa razão", disse Luís Montenegro, na Curia, concelho de Anadia, no domingo.
O Conselho das Finanças Públicas calcula que os reembolsos de IRS deverão reduzir-se em 1.167 milhões de euros em 2025 devido às alterações na retenção na fonte no ano passado, tendo um impacto positivo na receita fiscal.
Veja as simulações do Governo que mostram o impacto para os pensionistas:
Leia Também: Quer o reembolso do IRS mais rápido? Fisco recomenda que faça isto