Governo continua a explicar "acerto do IRS". Desta vez, aos pensionistas

Explicações do Executivo surgem em plena campanha eleitoral e numa altura em que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, defende que a ausência ou redução de reembolso de IRS é "por uma boa razão", defendendo retenções do imposto mais próximas daquilo que vier a ser cobrado.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/04/2025 09:41 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Impostos

Numa altura em que os reembolsos do IRS estão a ser inferiores aos valores dos anos anteriores, o Governo continua a explicar, através das redes sociais, o motivo pelo qual o "acerto do IRS" este ano pode variar. Desta vez, dá exemplos para os pensionistas

 

Isto, refira-se, em plena campanha eleitoral e numa altura em que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, defende que a ausência ou redução de reembolso de IRS é "por uma boa razão", defendendo retenções do imposto mais próximas daquilo que vier a ser cobrado.

"Há portugueses e portuguesas que têm hoje uma realidade que não é a melhor, é verdade. O reembolso não é exatamente o mesmo que era antes, mas é preciso que nós digamos com seriedade que é por uma boa razão", disse Luís Montenegro, na Curia, concelho de Anadia, no domingo.

O Conselho das Finanças Públicas calcula que os reembolsos de IRS deverão reduzir-se em 1.167 milhões de euros em 2025 devido às alterações na retenção na fonte no ano passado, tendo um impacto positivo na receita fiscal.

Veja as simulações do Governo que mostram o impacto para os pensionistas: 

Leia Também: Quer o reembolso do IRS mais rápido? Fisco recomenda que faça isto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas