Gasóleo e gasolina: Aqui estão 5 motivos que explicam a queda dos preços

Combustíveis registam uma descida acentuada dos preços esta segunda-feira.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/04/2025 09:47 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Combustíveis

Os preços dos combustíveis registam, esta segunda-feira, uma descida acentuada, mas, afinal, o que motiva esta queda? De acordo com a DECO PROTeste, há cinco fatores que impulsionam esta mexida. 

 

1. Perspetiva de uma recessão abranda o consumo

"O anúncio da aplicação de novas tarifas à entrada de produtos nos Estados Unidos da América, assim como os consequentes anúncios de retaliação dos outros países e de suspensão destas taxas, geram um ambiente de imprevisibilidade e de desconfiança na economia mundial. A incerteza causada por este volátil contexto internacional poderá levar a uma recessão, com perspetivas de uma diminuição do investimento por parte das empresas e dos rendimentos das famílias. A previsão de uma contração da economia reflete-se no consumo de produtos energéticos, como os combustíveis. Com menor consumo, sobrará oferta de petróleo no mercado, levando a uma redução de preços."

2. OPEP+ coloca mais petróleo no mercado

"Países como os EUA, o Canadá ou o Brasil estão a produzir volumes recorde de petróleo, e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) já anunciou que a partir de maio vai colocar mais petróleo no mercado. Estima-se, por isso, que este aumento da oferta de petróleo pressione uma descida de preços."

3. Preço do petróleo está a descer

"Além do aumento de oferta de petróleo, que contribui para a descida dos preços, o setor energético reage sempre à atualidade e à situação geopolítica, algo a que já tínhamos assistido em janeiro, quando o preço do barril de petróleo atingiu os 81 dólares, depois de três meses a oscilar muito pouco, entre os 70 dólares e os 75 dólares. Essa subida provocou um aumento nos preços dos combustíveis para o consumidor. A tendência deverá agora repetir-se, mas no sentido inverso. Nas últimas semanas, o preço do barril de petróleo começou a descer e encaminha-se para valores próximos dos 60 dólares por barril." 

4. Valorização do euro permite comprar petróleo mais barato

"O preço do barril de petróleo é expresso em dólares nos mercados internacionais. Um dos efeitos da situação geopolítica atual tem sido a valorização do euro face ao dólar, ou seja, um único euro compra agora mais dólares. Isto significa que os europeus conseguirão comprar a mesma quantidade de petróleo por um valor inferior com apenas este efeito cambial."

5. Preços de referência da gasolina e do gasóleo estão em queda

"Os dados divulgados pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), que é responsável pela gestão das reservas estratégicas nacionais de petróleo e produtos petrolíferos e calcula todos os dias um preço de referência para os combustíveis em Portugal, mostram que os preços de referência da gasolina e do gasóleo estão a descer.  A média dos preços apurada esta semana irá refletir-se já na próxima e assim sucessivamente, o que permite perspetivar uma das maiores descidas no preço dos combustíveis dos últimos anos."

Leia Também: Combustíveis afundam hoje. Veja os preços mais baixos em cada distrito

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas