"Nos últimos 15 dias, desde que esta estratégia foi lançada, tivemos [...] quase mil milhões de euros aprovados", afirmou Luís Guimarães, responsável comercial do BPF, remetendo para a alteração nos processos de candidatura.
Em conferência de imprensa realizada hoje em Lisboa, Luís Guimarães disse que para reduzir os prazos, "olhou-se para o processo e fizeram-se, em dois meses, melhorias substanciais".
Segundo o responsável, houve uma simplificação no processo de análise de risco, com a existência de uma pré-aprovação, de uma simplificação da estrutura de preços, da diminuição dos documentos internos, na delegação de tarefas à banca comercial e num acompanhamento ativo da rede comercial do BPF.
Estas alterações permitiram reduzir o tempo de um processo em cerca de 90%.
Assim, desde 31 de março e em pouco mais de duas semanas, o BPF aprovou 970 milhões de euros dos 1.990 propostos pelas 6.808 empresas que se candidataram.
Através do portal banca, e nas primeiras duas semanas das garantias pré-aprovadas BPF Invest EU, o BPF recebeu 6.165 candidaturas com um valor médio de 306 mil euros, traduzindo-se em pedidos de 1.886 milhões de euros.
O comércio (28%), a indústria (26%) e os serviços (17%) foram os que apresentaram o maior volume de financiamento candidato, representando, pela mesma ordem, 28%, 18% e 18% das candidaturas.
O setor que apresentou o valor médio por candidatura mais elevado foi a indústria, com 430.091 euros, seguindo-se o comércio (300.549 euros), enquanto todos os outros ficavam abaixam da média.
Do total de candidaturas recebidas pelo BPF, 63% são de novas empresas (3.900).
Até março, o BPF pré-aprovou125 mil garantias e atribuiu 24 mil milhões de euros.
De igual forma, a linha BPF Invest EU foi reforçada com 8.749 milhões de euros, esperando-se, ainda, o lançamento da linha PRR Inovação Empresarial no segundo trimestre.
O presidente executivo do BPF, Gonçalo Regalado, disse ainda que a parceria com um fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos está a avançar.
Leia Também: Execução abaixo do esperado reduz lucros do BPF em 2024