Tanto a oferta de casas para arrendar em Portugal como os preços subiram cinco anos depois da pandemia, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo idealista.
"No 1º trimestre de 2025, havia 38.184 casas para arrendar em Portugal, um aumento de 72% em relação a 2020. A oferta cresceu, mas ficou abaixo do aumento da procura, que subiu 81%", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Já os valores das rendas aumentaram 43% desde o início da pandemia, chegando a 16,6 €/m² em março de 2025, segundo os dados da plataforma.
De sublinhar também que o "stock de arrendamento de longa duração mais que duplicou em várias cidades como Bragança, Porto e Viseu".
"Lisboa teve um aumento de 32% na oferta, superando as 10 mil casas para arrendar", sendo que a capital portuguesa tem também "a maior oferta do país, seguida do Porto com mais de 5.500 imóveis".
"A procura por arrendamento mais do que duplicou em 12 das 18 maiores cidades nos últimos cinco anos", conclui o mesmo estudo.
Leia Também: Junta de Benfica lança concurso para 50 fogos de habitação acessível