Estudo: Equilíbrio entre géneros reduziria níveis de miséria financeira

Combate aos baixos rendimentos seria bem mais fácil com salários mais próximos para ambos os géneros, mostram dados divulgados este mês.

Notícia

© Pixabay

Bruno Mourão com Elsa Pereira
08/03/2016 11:27 ‧ 08/03/2016 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia

Estados Unidos

Afinal, a redução do números de pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza poderá estar mais ligada à igualdade entre género do que a maior parte das pessoas pensa. 

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa de Políticas Femininas dos Estados Unidos, o equilíbrio salarial entre homens e mulheres teria um efeito muito significativo no número total de pessoas pobres em território norte-americano, devido à redistribuição de rendimentos pelas famílias e pela restante economia. 

Os dados foram recolhidos nos EUA, mas a verdade é que o próprio Instituto defende a aplicação dos mesmos princípios de igualdade de rendimentos no resto do mundo, como alternativa aoutras políticas de redistribuição e apoio social tentadas em vários países. Os autores do estudo garantem que a "discriminação salarial afunda toda a economia" e falam de reduções dos níveis de pobreza para metade com o simples reequilíbrio financeiro entre homens e mulheres.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas