Diomande foi vilão. Sporting empata e Benfica alcança leão no topo

Jogo da 23.ª jornada da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/02/2025 20:04 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O Sporting perdeu, este domingo, a liderança isolada da I Liga, depois de empatar, por 2-2, com o AVS, não conseguindo reagir, assim, à ameaça do Benfica, que tinha assumido, à condição, o topo da tabela classificativa.

 

Exigia-se uma reação na Vila das Aves e tal aconteceu durante a primeira parte. Com Alexandre Brito, de 19 anos, a fazer a estreia a titular no meio-campo leonino, Gyokeres foi, novamente, a figura máxima da equipa, apontando um golo, dando claros sinais que está próximo da sua melhor forma, deixando para trás os problemas físicos. Do outro lado esteve uma formação avense, antepenúltima classificada, feliz nos segundos 45 minutos, beneficiando, uma vez mais, dos erros grosseiros de Diomande, expulso do encontro no decorrer da segunda parte.

Filme do jogo

Em relação ao último jogo, que culminou com a eliminação do Sporting na Liga dos Campeões, às mãos do Borussia Dortmund, o técnico Rui Borges promoveu meia dúzia de alterações, com destaque para o jovem Alexandre Brito no meio-campo e Gyokeres e Trincão na frente de ataque. Os leões apresentaram-se no 3x4x2x1, com Geovany Quenda e Trincão a disporem de muita liberdade posicional, colocando várias dificuldades de marcação aos adversários.

Depois de um início de jogo relativamente equilibrado, o conjunto verde e branco recorreu à bola parada para desbloquear o nulo. Aos oito minutos, Trincão, o rei dos passes para golo no campeonato, com 10, descobriu, no coração da área, Diomande, que desviou, com a cabeça, a bola do guarda-redes Ochoa. Inicialmente, o lance foi invalidado por fora de jogo, mas o VAR chamou o árbitro Fábio Veríssimo à atenção. Quase três minutos volvidos, seis centímetros foram os suficientes para a festa leonina.

Os anfitriões não abanaram e colocaram a baliza defendida por Rui Silva em sentido, através de dois remates de Zé Luís. Na tentativa de subir no terreno, o bloco do AVS começava a quebrar e os leões iam ameaçando o segundo golo: primeiro, Alexandre Brito candidatou-se a um belo golo, com a bola a sair junto ao poste direito e, depois, Gyokeres, sozinho contra o mundo, rematou para a defesa apertada de Ochoa.

O 0-2 apareceu aos 33 minutos, numa bela jogada coletiva. Com Trincão a explorar o jogo interior, o criativo desmarcou, pelo corredor esquerdo, Maxi Araújo, que cruzou rasteiro para a finalização subtil de Gyokeres, que interrompeu o jejum de um mês sem marcar.

Na segunda parte, os treinadores fizeram mudanças táticas nas respetivas equipas. Rui Ferreira reforçou o meio-campo do AVS, com a entrada de Gustavo Mendonça, enquanto Rui Borges fez entrar Matheus Reis para o lugar de Eduardo Quaresma. Os leões baixaram (de forma desnecessária] o bloco, deixando Gyokeres à sua mercê no ataque, um comportamento, muitas vezes, visto esta temporada, sobretudo desde a chegada do técnico ao clube de Alvalade, oriundo do Vitória SC.

A partida estava sem grande emoção, até ao momento em que Diomande, despenalizado para este jogo, resolveu agredir Lucas Piazon dentro da área. O VAR voltou a ser decisivo e chamou o juiz para a infração do defesa-central leonino. Na marca dos onze metros, Zé Luís, aos 71 minutos, cobrou de forma exemplar a grande penalidade e impulsionou o AVS para a reta final da partida, contando com mais um elemento em campo, após a expulsão de Diomande, por acumulação de amarelos, aos 78 minutos.

A equipa de Rui Ferreira ia somando lances de bola parada, mas sem criar reais ocasiões de golo. No sexto minuto de compensação, Gustavo Mendonça vestiu a pele de herói e empatou a partida, para muita frustração dos adeptos leoninos.

Na visita ao norte do país, o Sporting perde dois pontos e a liderança isolada da prova, estando agora com 53 pontos, os mesmos do que o Benfica.

Por seu turno, o AVS, 16.º classificado, soma agora 20 pontos.

Equipas iniciais

AVS: Ochoa, Tomás Tavares, Aderllan Santos, Devenish, Rafa Rodrigues, Vasco Lopes, Lucas Piazon, Jaume, John Mercado, Zé Luis, Gerson Rodrigues.

Sporting: Rui Silva, Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Maxi Araújo, Zebast, Alexandre Brito, Geovany Quenda, Gyokeres, Trincão

Antevisão 

Depois da eliminação no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, às mãos do Borussia de Dortmund, o Sporting vira o foco para o grande objetivo da temporada: o bicampeonato nacional. Os leões visitam, este domingo, o terreno do AVS, uma das equipas que procura fugir aos lugares de despromoção.

Os leões irão entrar em campo pressionados pela necessidade de responder ao triunfo (3-0) do Benfica sobre o Boavista, que coloca as águias, ainda que à condição, na liderança do campeonato, com 53 pontos.

Uma vitória na Vila das Aves irá permitir não só regressar aos bons resultados no campeonato, após o empate (2-2) com o Arouca na ronda anterior, como também dar um sinal de força ao principal rival, nesta fase, na luta pelo título de campeão.

Do outro lado está o AVS, recém-promovido ao principal escalão, com apenas uma vitória nas últimas 14 jornadas. A equipa fará o segundo jogo sob a batuta de Rui Ferreira e irá tentar surpreender o Sporting, fazendo valer o fator casa. Recorde-se que as únicas vitórias, no total de 3, do conjunto avense na Liga decorreram todas na Vila das Aves, um local onde o Benfica já deixou pontos, com um empate (1-1), na 14.ª ronda.

Acompanhe, em direto, as principais incidências do AVS-Sporting, a partir das 18 horas, no Desporto ao Minuto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas