Fez da fé católica uma das suas imagens de marca e acabou por tornar-se impopular em Inglaterra por isso mesmo. Chegada a Londres como mulher de D Carlos II, Dona Catarina de Bragança recusou a igreja anglicana e acabou por tornar-se num símbolo da resistência católica dentro da corte britânica, convencendo o marido a aceitar a mesma fé religiosa e regressando a Portugal viúva e sem herdeiros.
Para comemorar a vida da monarca, o Banco de Portugal anunciou hoje através do seu site oficial que "colocará em circulação, no dia de 13 de setembro de 2016, uma moeda de coleção, em liga de cuproníquel, com o valor facial de 5 euros, designada 'D. Catarina de Bragança', integrada na série 'Rainhas da Europa'".
Na face, a moeda tem o valor facial, o escudo português e a representação de uma chávea de chá, símbolo da "introdução desta bebida na corte inglesa através da Rainha D. Catarina de Bragança".
No reverso, a moeda tem o busto da rainha, juntamente com o nome e a data de nascimento e morte.
Como habitual, a distribuição será feita nas tesourarias do Banco de Portugal e através das instituições nacionais de crédito.