Embora ainda sem números sobre a taxa de ocupação hoteleira, Vítor Costa adiantou que "todos os indicadores revelam que será um mês de dezembro muito positivo", à semelhança do que se tem registado ao longo de todo o ano.
"Continuamos a crescer, quer em número de turistas, quer em receitas. Este mês será melhor do que o do ano passado, porque a tendência, ao longo do ano, tem sido essa", sustentou.
As razões para o crescimento prendem-se, segundo Vítor Costa, com uma maior promoção turística nas vias aéreas e também com o facto de as pessoas colocarem "quase como primeira prioridade" viajar.
O diretor do Turismo de Lisboa disse ainda que, pela primeira vez, o mercado francês irá ultrapassar o espanhol.
"Vamos ter mais turistas franceses, pela primeira vez, do que espanhóis, que sempre foi o nosso mercado mais forte. Essa será a grande novidade deste ano", adiantou.
Além de franceses e espanhóis, os ingleses são os turistas que mais procuram a capital, registando-se ainda um crescimento de turistas vindos dos Estados Unidos.
"Já a Alemanha não tem crescido tanto e também o mercado brasileiro tem registada uma quebra", acrescentou.
O responsável revelou que a rentabilidade da hotelaria tem registado, ao longo do ano, um crescimento de 7%.
"Tudo indica que a tendência de crescimento irá manter-se no próximo ano e que 2017 será ainda melhor. São os indicadores que temos", concluiu.