O Lidl quer acabar com um dos gestos mais comuns e com maior impacto negativo no ambiente que a maior parte dos clientes faz sem sequer se aperceber.
De acordo com o jornal espanhol El País, a rede de retalho com sede na Alemanha quer acabar com o desperdício de papel provocado pela impressão de recibos, que na maior parte das vezes acabam por ser rasgados ou perdidos antes dos clientes chegarem ao carro. Em outros tantos casos, quem visita as lojas Lidl nem sequer está interessado em receber o comprovativo de compra.
A alteração vai ser testada nos supermercados Lidl da Suíça a partir do final de janeiro de 2017 e não existe ainda qualquer previsão que aponte para a chegada a outros mercados.
Apesar do talão não sair automaticamente da máquina registadora, o cliente ainda vai ter a opção de pedir o recibo caso pretende recebê-lo.
Esta é mais uma medida emblemática da rede germânica de retalho, utilizando a Suíça como palco de mudança. Os Lidl helvéticos, bem como os austríacos, deverão também deixar de usar sacos de plástico no próximo ano, já depois da medida ser testada no mercado alemão.
[Notícia atualizada às 9h10]