Falsificação de notas diminuiu. Notas de 20 e 50 são as mais 'perigosas'

O ano de 2016 acabou com praticamente 10% a menos de notas contrafeitas no território nacional.

Notícia

© Reuters

Bruno Mourão
27/01/2017 11:22 ‧ 27/01/2017 por Bruno Mourão

Economia

Divisas

Os dados do Banco de Portugal permitem encontrar um padrão favorável no número de notas contrafeitas retiradas de circulação do sistema financeiro português durante o ano passado. 

"Durante o ano de 2016, foram retiradas da circulação em Portugal 7757 notas de euro contrafeitas, menos 9,7% do que no ano anterior", revela o banco regulador nacional, classificando como "residual" o número de notas falsas "quando comparado com o total de notas em circulação". 

No total, foram apreendidas 7.757 unidades de euro contrafeitas durante 2016, com destaque para as de 20 euros: "A nota de 20 euros continua a ser a mais contrafeita, representando cerca de 50 por cento das notas contrafeitas retiradas de circulação". Em segundo lugar da lista surge a nota de 50 euros, a mais falsificada se olharmos para toda a zona euro. 

Segundo os dados do Banco de Portugal, foram apreendidas mais notas contrafeitas na primeira metade do ano do que na segunda, uma tendência que só foi contrariada pelas notas de 500 euros: na designação mais elevada, foi encontrado quase o dobro de falsificações nos últimos seis meses do ano passado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas