Quanto pode custar (na realidade) a Grande Muralha de Trump?

O presidente dos Estados Unidos apresentou esta semana um orçamento de 14 mil milhões de euros, mas os especialistas concordam: será quase impossível fazer a construção por esse valor.

Notícia

© Getty Images

Bruno Mourão
28/01/2017 08:44 ‧ 28/01/2017 por Bruno Mourão

Economia

Estados Unidos

É uma das obras mais ambiciosas de sempre. Durante a campanha de Trump foi anunciada e esta semana, o novo presidente dos Estados Unidos apresentou os primeiros planos da Grande Muralha, uma barreira física que irá separar os EUA do México de forma mais radical do que acontece hoje me dia. 

Mesmo tendo em conta que a fronteira entre os dois países é já uma das mais patrulhadas do mundo, Donald Trump sonha com uma divisão mais clara para separar os "bad hombres" mexicanos (como ele próprio os descreveu) da "Grande América" que pretende criar. 

Segundo o multimilionário líder do 'mundo livre', o projeto será concluído com um preço de 15 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros), pago na totalidade pelo México. O presidente Peña Nieto e vários representantes do governo mexicano já disseram repetidamente que não há qualquer hipótese do México pagar a Muralha, mas Trump continua a afirmar com confiança que os Estados Unidos apenas adiantarão o dinheiro, sendo depois reembolsados em pleno pelo Estado vizinho. 

Mesmo tendo em conta que o preço anunciado por Trump esta semana subiu substancialmente face ao originalmente anunciado (menos de 5 mil milhões de euros), a verdade é que os especialistas não estão convencidos que seja possível gastar 'tão pouco'. 

Os dados do Departamento de Contabilidade do governo dos Estados Unidos recolhidos pela revista Fortune apontam para um custo global que poderá ultrapassar os 25 mil milhões de dólares (23,4 mil milhões de euros) em condições normais. 

Tendo em conta a diferença de altitude e solidez do terreno entre o México e os Estados Unidos, a quantidade de cimento necessária poderá facilmente ultrapassar os cálculos iniciais; o terreno pantanoso pode provocar infiltrações e atrasos com grande peso nas contas finais, para não falar na questão temporal: segundo as previsões mais realistas, a obra dificilmente será concluída durante o mandato de Trump. 

Como termo de comparação, a Fortune lembra os custos da vedação que existe atualmente: cerca de 2,8 a 3,9 milhões de dólares por milha (2,6 a 3,6 milhões de euros por cada 1,6 quilómetros) nas partes de terreno mais sólido. No total, os Estados Unidos já gastaram 7 mil milhões de dólares (6,55 mil milhões de euros na separação do México desde 2001.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas