FMI defende mais avanços no programa de assistência financeira na Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou hoje as cedências feitas pela Grécia para sair do impasse com os credores e avançar no programa de assistência financeira, mas advertiu que são necessários "mais avanços".

Notícia

© Reuters

Lusa
20/02/2017 19:10 ‧ 20/02/2017 por Lusa

Economia

Credores

Após uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas, Atenas aceitou adotar medidas que permitam cumprir os objetivos orçamentais fixados pelos credores europeus.

"Nesta base, aceitámos o reenvio da missão" (com representantes dos credores) ao país, indicou o FMI num curto comunicado.

"São necessários mais progressos para resolver as divergências sobre outras questões importantes e é ainda muito cedo para se especular sobre a perspetiva de se chegar a acordo durante a missão", adverte a instituição.

As negociações entre a Grécia e os credores estão há meses num impasse por divergências quanto à avaliação da situação económica do país e sobre as soluções propostas.

O FMI, que teve um papel central nos dois primeiros programas de assistência à Grécia, em 2010 e 2012, tem sido até agora (neste terceiro resgate) um mero conselheiro técnico, tendo recusado um envolvimento financeiro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas