O rótulo e o certificado de qualidade dos produtos são aspetos fundamentais para conquistar a confiança dos consumidores portugueses.
Um estudo do Observador Cetelem, realizado em 15 países, prova que 82% dos inquiridos portugueses tem mais confiança nos produtos com rótulo ou certificação. Neste leque, assumem particular importância os produtos de origem protegida ou produtos biológicos.
A nível global, são os consumidores portugueses os que mais valor dão à rotulagem e certificação, apenas ultrapassados pelos búlgaros.
O estudo ‘Consumo na Europa: Novos Caminhos para a Confiança’ conclui ainda que a confiança numa marca é determinada em grande parte por quem é o vendedor do produto (86% prefere vendedores profissionais) e pela qualidade da marca (preferência apontada por 77% dos consumidores).
Abaixo na lista de preferências, mas ainda assim importante para 55% dos inquiridos, estão as experiências anteriores com o produto que pretendem comprar.
Ainda no que toca aos hábitos de compra, é de referir que o serviço pós-venda, a reputação e imagem dos produtos e o historial da marca são premissas necessárias para conquistar a confiança numa marca.