Pagar renda em Lisboa está a ficar muito difícil, mas felizmente há ajuda para os casos em que as dificuldades mais se sentem.
Além do famoso Porta 65, a Câmara Municipal de Lisboa tem também um programa de apoio chamado Subsídio Municipal ao Arrendamento, criado "como medida transitória" para "apoiar financeiramente os agregados familiares que se encontrem em situação de carência habitacional efetiva ou iminente, face à incapacidade económica de suportar a totalidade da renda da casa arrendada ou a arrendar".
Seguindo os mesmos limites de renda por tipologia utilizados pelo Porta 65, e tendo em conta o rendimento bruto de cada família, a Câmara de Lisboa seleciona os casos de maior necessidade e atribui um subsídio equivalente a um terço da renda "durante 12 meses renováveis por igual período aos agregados familiares que estiverem nas condições do Programa Subsídio Municipal ao Arrendamento".
Apesar das pré-candidaturas estarem abertas todo o ano, o prazo oficial de entrega de documentos e de formalização das candidaturas apenas abriu esta semana e irá durar até 14 de novembro.
Para saber mais pormenores e entregar a sua proposta, pode visitar o site da Câmara Municipal de Lisboa. No ano passado foram recebidas 98 candidaturas completas e foi dado apoio a 52 famílias.