O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considera que os números do desemprego de 2017, que foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) esta semana, permitem “fazer um balanço globalmente positivo” da recuperação do mercado de trabalho.
“A criação de emprego neste período superou amplamente a redução do desemprego, o que significa que um número importante de pessoas que estavam afastadas do mercado de trabalho, em situação de desencorajamento, de desemprego prolongado, está a regressar ao emprego”, refere o gabinete do Ministério do Trabalho num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O INE divulgou na quarta-feira que no total do ano de 2017 a taxa de desemprego foi de 8,9%, abaixo da estimativa do Governo de 9,2% e bem longe da taxa de 11,1% registada em 2016.
O Ministério salienta ainda que os números ficaram “significativamente longe” das previsões da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) no final de 2015, que eram de 14,0% e 12,5%, respetivamente.