Os contribuintes este ano vão poder pagar os impostos através de débito direto, pelo que os planos de pagamento em prestações podem também ser feitos através desse método que está disponível no Portal das Finanças. O fisco disponibilizou também uma app para facilitar os pagamentos.
Para ter acesso a este método, os contribuintes devem garantir que têm a ‘situação cadastral’ atualizada, nomeadamente o número de telemóvel, e-mail e IBAN. Posteriormente, o contribuinte pode limitar o montante máximo de débito, bem como a data em que o pagamento é feito.
Segundo anunciou o ministro das Finanças, Mário Centeno, aquando da apresentação da app, o objetivo é facilitar o pagamento e evitar coimas para os contribuintes. No portal, os contribuintes podem escolher se o pagamento é recorrente ou pontual e qual imposto pretendem liquidar.
App para consultar e pagar impostos
A Autoridade Tributária também dispõe de uma nova aplicação móvel que permite aos contribuintes acompanhar a ‘Situação Fiscal’, que é aliás o nome dado pelo Fisco à app, e efetuar o pagamento dos impostos em falta.
O Notícias ao Minuto testou a aplicação para o sistema iOS e Android. A aplicação deve ser pesquisada por 'Autoridade Tributária' e a entrada faz-se mediante o preenchimento do número de identificação fiscal e da senha do contribuinte, tal como no Portal das Finanças.