Realiza-se hoje, sábado, dia 6 de julho, o batizado do primeiro filho de Meghan Markle e do príncipe Harry, o pequeno Archie. A cerimónia tem sido tema de notícias em todo o mundo pelo facto de, como já vem sendo hábito no que diz respeito aos duques de Sussex, quebrar regras, fugir ao tradicional e passar ao lado do protocolo.
Para que entenda o que terá de diferente o batizado do pequeno Archie, contamos-lhe todos os pormenores até agora conhecidos.
O motivo da escolha da data e o local da cerimónia
Meghan e Harry escolheram o dia 6 de julho porque é precisamente neste dia que o bebé completa dois meses de vida. O local escolhido para o evento foi a capela de St. George, neste campo o casal seguiu a tradição e optou pelo local onde a antiga atriz foi batizada, pouco antes de casar, e onde estes disseram o 'sim'. O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, será o responsável pela cerimónia.
Cerimónia privada e 'blindada' à imprensa
O evento será de pequenas dimensões. Os duques quiseram apenas 20 convidados e optaram por manter em segredo a lista de padrinhos. Decisão polémica, que motivou diversas críticas entre os fãs e especialistas em assuntos da realeza. Habitualmente, esta lista é divulgada pouco antes dos batismos reais se realizarem.
A decisão de fazer desta cerimónia um evento privado irá manter longe fotógrafos e o curioso olhar do público. Os duques optaram por uma "pequena cerimónia privada" precisamente para que sejam eles a escolher quais os fotógrafos presentes e quando as fotos da cerimónia serão reveladas. Também aqui, uma decisão bem diferente do que é habitual.
As imagens do batizado vão ser divulgadas mais tarde, muito provavelmente nas redes sociais dos duques e da família real.
A tradição: O vestido que Archie usará
Archie seguirá a tradição e usará uma réplica do vestido que a rainha Vitória mandou fazer em 1841 e que foi usado pela rainha Isabel II no seu batizado. A peça tornou-se tradição na família real e também Harry o usou no quando recebeu o sacramento.
Rainha Isabel II... a grande ausente
Tal como já havia acontecido o ano passado no batizado do príncipe Louis, o terceiro filho de William e Kate, a rainha Isabel II não marcará presença na cerimónia. De acordo com a imprensa internacional, esta faltará ao compromisso por já ter combinado passar o fim de semana com o marido, o príncipe Filipe, na sua casa de campo em Sandringham