Mariza confessa: "Fui vítima, e a minha mãe mais, de muito preconceito"

A fadista revelou-se muito orgulhosa das suas origens.

Notícia

© Instagram/Mariza

Mariline Direito Rodrigues
03/06/2020 11:16 ‧ 03/06/2020 por Mariline Direito Rodrigues

Fama

Mariza

A propósito do debate acerca do racismo e dos protestos que têm acontecido nos Estados Unidos por causa do assunto, Mariza decidiu pronunciar-se sobre o tema, contando a sua história pessoal. 

"Sou filha de mãe mestiça moçambicana e pai branco português. Nasci em Moçambique. O meu pai, José Brandão Nunes, teve a coragem de naquele tempo, há 53 anos, casar com uma mestiça, a minha mãe", começou por referir. 

"Viemos viver para Portugal tinha eu 3 anos, todos nos olhavam, pois éramos muito diferentes do que estavam habituados, cresci com pessoas maravilhosas, mas também fui vítima, e a minha mãe mais, de muito preconceito", confessa. 

Posteriormente, a fadista revela que nunca ensinou ao filho "nada sobre raças", deixando um alerta: "Tudo tem a ver com a forma de educar, a alma e a mente. Sou mestiça numa Lisboa lusófona, do mundo, mas tão portuguesa".

"Os meus pais nunca me ensinaram a diferenciar ninguém, pela cor, pela religião, facção política ou por ser rico ou pobre. Aqui vos mostro um pouco da minha família, avó, tios, pais… aquilo que faz de mim quem eu sou. Sou mestiça  sim, com muito orgulho!", completa.

Ver esta publicação no Instagram

Sou filha de Mãe Mestiça Moçambicana e Pai Branco Português. Nasci em Moçambique. O Meu pai José Brandão Nunes, teve a coragem naquele tempo, há 53 anos atrás de casar com uma Mestiça, a minha mãe Maria Isabel C.D dos Reis Viemos viver para Portugal tinha eu 3 anos, todos nos olhavam, pois éramos muito diferentes do que estavam habituados, cresci com pessoas maravilhosas, mas também fui vítima e a minha mãe mais, de muito preconceito. Ao meu filho nunca lhe ensinei nada sobre raças, aliás ele nem fala nisso, nem sabe o que é. Tudo tem a ver com a forma de educar, a alma e a mente. Sou Mestiça numa Lisboa Lusófona, do Mundo, mas tão Portuguesa. Os meus pais nunca me ensinaram a diferenciar ninguém, pela cor, pela religião, facção política ou por ser Rico ou Pobre. Aqui vos mostro um pouco da minha família, avó, tios, pais… Aquilo que faz de mim quem eu sou. Sou Mestiça  sim, com muito orgulho!!! Chamo-me... Mariza dos Reis Nunes

Uma publicação partilhada por Mariza (@marizaoficial) a 3 de Jun, 2020 às 2:46 PDT

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas