Morreu a atriz Carmen Dolores. A atriz tinha 96 anos.
A notícia foi dada pelo encenador Jorge Silva Melo na sua página de Facebook, onde partilhou uma fotografia da atriz.
Até ao momento ainda não foram adiantados mais pormenores quanto ao seu falecimento.
Nascida em Lisboa, a 22 de abril de 1924, Carmen Dolores estreou-se nos palcos no Teatro da Trindade, na capital portuguesa, em 1945, integrada na Companhia Os Comediantes de Lisboa, na peça 'Electra, a mensageira dos deuses', de Jean Giraudoux, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho).
Para trás ficava um percurso iniciado anos antes, na rádio, como declamadora e atriz, e no cinema, onde protagonizara filmes como 'A vizinha do lado', de António Lopes Ribeiro, e 'Amor de Perdição', de Leitão de Barros.
Seguir-se-ia o trabalho no Teatro Nacional D. Maria II, então com a Companhia Rey Colaço - Robles Monteiro, e um percurso de 60 anos que passou pela maioria dos palcos portugueses, companhias independentes, cinema, rádio e televisão.
Retirou-se em 2005, com a peça 'Copenhaga', no Teatro Aberto, encenada por João Lourenço.
Em julho de 2018, a atriz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, no âmbito de uma homenagem no Teatro da Trindade à atriz, que incluiu a estreia da peça 'Carmen', inspirada nas suas memórias, e o batismo da sala principal com o seu nome.
Carmen Dolores foi ainda distinguida com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio, com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, o prémio Sophia de Carreira, da Academia Portuguesa de Cinema, e o Prémio António Quadros de Teatro, entre outros galardões.
Leia Também: Figuras públicas homenageiam Carmen Dolores