Rui Unas revelou na sua conta de Instagram esta quarta-feira, dia 21 de abril, o seu mais recente entrevistado: o arquiteto Tomás Taveira.
Na legenda de uma fotografia que partilhou na plataforma social o artista e comediante afirmou:
"Ícone. Tomás Taveira. 82 anos. Um homem não pode ser definido apenas pelas asneiras que fez na vida. Estar à conversa uma hora com o arquiteto Tomás Taveira é conhecer um espírito livre, de uma cultura imensa, sentido de humor e uma referência absoluta na arquitetura em Portugal. Se vai ao Maluco Beleza... ele é Maluco Beleza para isso".
Publicação feita por Rui Unas, entretanto apagada.© Instagram - Rui Unas
No entanto, tais palavras não foram bem recebidas pela maioria dos seus seguidores que fizeram questão de exprimir o seu desagrado e revolta.
"NÃO!!!! Definitivamente não!!!! Não quero saber mais nada sobre essa pessoa, obrigada!"; "Apenas pelas asneiras que fez? Unas, que desilusão! Menos uma seguidora! Estudasses!"; "Digam-me que mais alguém está num profundo choque com esta publicação e a questionar toda a admiração pelo trabalho e bom senso do Unas. 'Asneiras na vida'?"; "Quando a crise de meia idade atinge tanto ao ponto de se promover abusadores sexuais", foram alguns dos comentários feitos.
No Twitter também não faltaram reações a esta publicação. Rita Marrafa de Carvalho foi uma das pessoas a pronunciar-se sobre o assunto:
O que Taveira fez não foram asneiras. Isso faço ao comer entremeada ou beber dois copos de vinho. Filmou sem consentimento. Usou a posição de poder. Humilhou. Chantageou mulheres e foi o namorado de uma que o denunciou. Não foram asneiras. Foram crimes.
— Marrafa de Carvalho (@RitaMarrafadeC) April 22, 2021
Outros tantos se seguiram...
O @O_Unas só quer é visualizações para o maluco beleza. Está-se a borrifar na moralidade, já há muito tempo...
— Ricardo Duarte, PhD (@RFrancoDuarte) April 22, 2021O problema é que depois disso tudo ainda condecorado e visto como umas das personalidades de elite da sociedade portuguesa. Sendo que a cassete foi reproduzida por milhares de pessoas.
— Jubyleu Jesus (@jubyleu2009) April 22, 2021
(antes que comecem com esta história)
— Ricardo Esteves Ribeiro (@rjeribeiro) April 22, 2021
O Rui Unas não está a ser cancelado. Está a ser criticado, responsabilizado pelas suas decisões.
Ver o Rui Unas dizer que o que o Tomás Taveira fez foram simples "asneiras" está a deixar-me doente e eu só acordei há 5 minutos.
— 𝒸𝒶𝓇𝑜𝓁 (@cathmara) April 22, 2021
Este porco destruiu a cabeça de imensas raparigas à conta do que lhes fez e ainda lhe é dado palco.
Depois ainda questionam a forma cm as vítimas agem
O Rui Unas convidou o Tomás Taveira. Foi mais grave do que o simples assédio. Ele filmava as relações que tinha com mulheres com quem estava em relação de poder e houve agressão sexual envolvida, explícita nos vídeos.
— Uma Página (@UmaPaginaSocial) April 22, 2021
A Sofia tem razão, não foram meras asneiras. Foram crimes.
Tendo já apagado a publicação e depois de se ter deparado com a onda de críticas, Rui Unas fez o seguinte esclarecimento: "É, de facto, complicado, e nunca conseguirei explicar completamente o que quis dizer. Mas uma foto, uma imagem, tem sempre uma mensagem. Se a mensagem é mal interpretada por muitos e até contrária aos teus princípios, o melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir. Creio que conhecem o suficiente para saberem em que lado da trincheira estou".
Leia Também: Katia Aveiro em aceso 'bate-boca'. "Tenha vergonha. Sua sem noção"