A nutricionista Iara Rodrigues esteve à conversa com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz no 'Dois às 10', esta sexta-feira, onde falou sobre a recente cirurgia a que foi submetida para "remover parte dos intestinos".
Iara recordou que há cerca de 20 anos que sofre de problemas intestinais, tendo começado numa altura em que a sua vida era de muito stress - lembrando o divórcio dos pais, uma relação "um bocadinho tóxica" e a a tia que ficou com cancro - e que a levou ao início das "crises de diarreia".
"Ia a qualquer lado a pensar onde havia uma casa de banho porque não sabia se aguentava", recordou, e isto repetiu-se várias vezes, contando que "chegou a andar de fralda". "Era uma miúda", lembrou, referindo que aconteceu na altura em que estava a terminar a faculdade e quando acabou os estudos superiores.
Iara deixou passar algum tempo, sempre achando que tudo iria voltar ao normal, até que um dia decidiu ir às urgências de um hospital e foi diagnosticada com a síndrome do intestino irritável.
"Ele disse-me que tinha de aprender a gerir o stress de outra forma e aconselhou-me a procurar terapia. E assim foi", contou, tendo feito terapia durante cinco anos.
"Ia tendo algumas situações", mas esteve durante todos estes anos 'estável'. "Até que no ano passado voltou o meu drama, mas aí já com tudo", disse, contando depois um episódio em que estava a "dar um workshop e, de repente, começou a ter dores fortes".
"Fui umas quantas vezes à casa de banho, já com sangue, portanto, isto tudo a escalar num nível completamente diferente... Saí do workshop e fui às urgências. Lá disseram-me que tinha de ficar internada", relatou, confessando que estava a recusar porque achava que não podia parar devido a toda a sua vida agitada.
A certo dia, diz, desmaiou com dores e foi-lhe depois dito que tinha "uma diverticulite". Neste último ano, conta, esteve três vezes internada e constantemente com infeções e inflamações.
Ainda a recuperar da cirurgia onde "removeu parte dos intestinos", além de que "vai ter sempre uma dieta condicionada", conta que não pode, por exemplo, esperar para ir à casa de banho quando sente vontade.
Para ver o testemunho completo de Iara Rodrigues, clique aqui.
Leia Também: Iara Rodrigues manifesta-se após operação. "Correu tudo bem"