Após ter visto "algumas publicações" sobre o facto de uma mulher transgénero ter ganho o concurso de Miss Portugal, Maria Sampaio decidiu manifestar-se.
"Incomodou imensa gente e vieram dizer que os homens estão a ocupar o nosso lugar. Primeiro que tudo, que fique claro - em 2023 - que uma mulher transgénero não é um homem, e não é um homem que se veste de mulher para ocupar o nosso lugar. É uma pessoa que nasceu num corpo que não lhe pertence e muda de género porque não se identifica com o género cujo corpo nasceu biologicamente", começou por destacar a atriz num vídeo que publicou na sua página de Instagram esta quinta-feira, dia 12 de outubro.
"Na verdade, o que acho que devíamos debater sobre o que é ser Miss, [... é que] estes concursos continuam a ser super retrógrados. Esta coisa continua a perpetuar a ideia de que uma mulher tem de ser de uma certa forma e que o padrão de beleza é todo igual. Na verdade, devia haver mais diversidade de corpos, uma mulher musculada também é mulher e bonita, uma mulher gorda também é mulher e bonita", desabafou. "Esta coisa de ser Miss, isso sim é que devia ser debatido", afirmou ainda.
Na legenda do vídeo, acrescentou: "Pensei que já não fosse necessário falar destes temas numa altura em que temos o mundo em guerra, quando destruímos o nosso planeta e os donos do mundo continuam sem querer saber… quando o lucro está acima de tudo, quando a minha 'opinião' está acima de qualquer outra vida! Não percebo mesmo! Parabéns Marina Machete pela tua conquista, que imagino o quão importante foi para ti".
Veja o vídeo na galeria.
Leia Também: Pela primeira vez, mulher transgénero vence o título de Miss Portugal