Depois de ter sido mãe pela primeira vez no passado mês de junho, do bebé Manel, Mafalda de Castro recorreu às stories da sua página de Instagram para falar abertamente da amamentação.
"O que sinto é que há muita ajuda, muita partilha de informação para a amamentação. Acho que se pensa pouco e que se fala muito pouco do outro lado. Acho que é muito, muito tabu falar de quem não consegue amamentar por uma razão ou outra ou quem decide não amamentar", começou por dizer.
"Não foi o meu caso, não decidi não amamentar, simplesmente o leite nunca subiu. Tive ajuda de várias profissionais muito boas. Há coisas que não controlamos, a mim foi por uma ou outra questão da minha saúde, do meu corpo, que fizeram com que o leite não subisse e tive alguns problemas. Foram umas semanas iniciais muito frustrantes porque estava à espera que o leite subisse", partilhou, referindo depois que "acabou por ter que seguir outro caminho".
Mafalda de Castro desabafou também que quando as mães "não conseguem amamentar há uma culpa", não só da parte das mãe, mas também "das outras pessoas". "Quase nos obrigam a sentir".
"É um grande tabu falar disso. Parece que somos más mães quando temos que fazer ou decidimos fazer. Quando entramos neste mundo, não fazemos ideia de nada. Acho que há tão pouca partilha e tão pouca informação. Claro que amamentar é super difícil e muito mais difícil e exigente do que suplementar um filho, obviamente, muito mais. Mas senti-me perdida porque não há partilha nenhuma de ninguém em comparação com amamentar. Ou seja, quais são os melhores biberões, quais são as melhores fórmulas", explicou.
Veja no vídeo da galeria a mensagem completa de Mafalda de Castro.
Leia Também: Mafalda Castro agradece ajuda após susto com a gata